domingo, 2 de maio de 2010

Importância da dança na Educação Física


A dança como conteúdo da educação física visa levar o aluno a explorar o espaço corporal, conhecer técnicas de movimentos expressivos, visa também que o aluno seja capaz de construir coreografias e improvisar e fazer com que ele valorize estas manifestações expressivas, pois isto contribui para a formação do cidadão.

Dançando é possível se experimentar um meio de expressão diferente da palavra. Falando com o corpo ele passa a se conhecer de outra maneira e o simples fato de se movimentar alivia a tensão e o estresse diário.


Ao fazer alusão ao movimento consciente oliveira v.(2001,p.96) aponta que:

"É importante que as pessoas se movimentem tendo consciência de todos os gestos. Precisam estar pensando e sentindo o que realizam. É necessário que tenham a 'sensação de si mesmos', proporcionada pelo nosso sentido cinestésico (...), normalmente desprezado. Caso contrário, estaremos diante da 'deseducação física'. "


Segundo Nanni (2003) A dança, enquanto conteúdo da Educação Física Escolar é um rico instrumento pedagógico para os professores; A dança é uma forma de comunicação que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar idéias, sentimentos e emoções através de seus gestos.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ola so isso q vcs sabem????
    poderiam fazer mais coisa neh nao????
    mais pelo menos ajudou um pouco

    ResponderExcluir
  3. FErnanda carla diz : acho a dança muito importante , pois ajuda os alunos ater mais prazer nas aulas (:

    ResponderExcluir
  4. e muito bom ter se tibo de aula pq nos enteragen mais nas aulas de hj em dia

    ResponderExcluir
  5. Acho que a dança é isso dai e um pouco mais, porque ela trabalha, lateralidade, equilíbrio etc... E é isso que uma criança em sua formação precisa .

    ResponderExcluir
  6. Alguém pode me dizer se na faculdade de educação física trabalha-se também a dança?

    ResponderExcluir